Comparative study on the effectiveness of myofascial release manual therapy and physical therapy for venous insufficiency in postmenopausal women

2012 ◽  
Vol 20 (5) ◽  
pp. 291-298 ◽  
Author(s):  
Elena Ramos-González ◽  
Carmen Moreno-Lorenzo ◽  
Guillermo A. Matarán-Peñarrocha ◽  
Rafael Guisado-Barrilao ◽  
María Encarnación Aguilar-Ferrándiz ◽  
...  
2019 ◽  
Vol 7 (1) ◽  
Author(s):  
Anna Paula Martins Oliveira ◽  
Kamilla Prado Pereira ◽  
Lilian Ramiro Felicio

Introdução: Frequentemente a fáscia, estrutura responsável pela transmissão de força tensional, está relacionada a queixas álgicas. Em decorrência a isso, a liberação miofascial é uma técnica amplamente utilizada na Fisioterapia, com o objetivo de mobilizar a fáscia, reduzindo aderências, gerando assim analgesia. Objetivo: analisar os métodos de liberação miofascial, verificando o nível de evidência destes. Métodos: Foi realizada uma busca nas bases de dados SciELO, PubMed e PEDro, utilizando as palavras-chaves: myofascial release, physical therapy, manual therapy, sendo os critérios de inclusão: Ensaios Clínicos Randomizados (ECR); idioma inglês ou português, e classificação maior ou igual a 7/10 (escala PEDro), sendo a busca realizada no período de 2008-2018. Resultados: Foram selecionados 132 ECR, dos quais foram excluídos: 27 duplicatas, 28 pela análise do título, 11 pós análise do resumo, 56 pela classificação inferior a 7 na escala PEDro e 3 em decorrência ao idioma, sendo dessa forma, selecionados 7 artigos para a revisão. Os estudos analisados no artigo compararam técnicas de liberação miofascial manual e instrumental, sendo a compressão isquêmica de pontos gatilhos a mais utilizada. Em comparativos entre as técnicas instrumentais, Foam Roll e Fascial Abrasion, a técnica utilizando o Foam Roll se mostrou menos efetiva. Conclusão: Em todas as suas formas de aplicação, a liberação miofascial se mostrou efetiva quanto ao alívio de dor e tensão.  


Phlebologie ◽  
2000 ◽  
Vol 29 (02) ◽  
pp. 48-53 ◽  
Author(s):  
M. Jünger ◽  
Anke Steins

ZusammenfassungWenn Maßnahmen der physikalischen Therapie wie rezeptpflichtige Kompressionsstrümpfe und ein angeleitetes ambulantes Gefäßtraining in einem frühen Stadium begonnen werden, können die Beschwerden des Patienten gelindert, die Gelenkbeweglichkeit und venöse Drainage verbessert und behindernde Stauungserkrankungen wie die Dermatolipofasziitis und das Ulcus cruris vermieden werden. Hat eine chronische venöse Stauung einmal zu einer Atrophie der Gelenkkapsel, Sprunggelenksversteifung und Muskelatrophie des Unterschenkels geführt, sind teure Therapiemaßnahmen einschließlich einer professionellen Krankengymnastik unumgänglich. Unseren eigenen Erfahrungen nach ist eine krankengymnastische Behandlung am wirksamsten, wenn sie in Kombination mit einer biomechanischen Stimulation erfolgt. Sobald der Steppergang des Patienten behoben wurde, können herkömmliche Gehübungen nach und nach das physiologische Gangbild wiederherstellen. Nach erfolgreicher Physiotherapie tragen ein ambulantes Gefäßtraining und eine optimierte Kompressionsbehandlung bei Patienten mit fortgeschrittener chronisch venöser Insuffizienz entscheidend zum langfristigen Therapieerfolg bei. Vergleichbar dem Koronarsport werden Gefäßtrainingsprogramme von den öffentlichen Kassen übernommen. Zusammen mit einer Kompressionsbehandlung stellen sie eine wirksame und kosteneffektive Basistherapie für die chronisch venöse Insuffizienz dar.


2015 ◽  
Vol 30 (3) ◽  
pp. 475-478
Author(s):  
Kazuo SUGANUMA ◽  
Shigeru HIRABAYASHI ◽  
Chika KANEKO ◽  
Hiroshi OHHINATA ◽  
Toru SERITA ◽  
...  

2016 ◽  
Vol 97 (12) ◽  
pp. e34-e35
Author(s):  
Sonal Khurana ◽  
Razdan Shaily ◽  
Sarkar Aparna ◽  
Kuhar Suman ◽  
Bansal Nilesh

Sign in / Sign up

Export Citation Format

Share Document